Coworking: o que é e como surgiu essa modalidade de trabalho

O Coworking é uma modalidade de trabalho fundamentada no compartilhamento de um determinado espaço físico, mas também nos recursos de trabalho disponíveis.

É ideal para você que tem o planejamento, a habilidade e competência para executar suas funções de trabalho. Mas falta um espaço adequado ou os recursos necessários.

Se esse é o seu caso, acompanhe este artigo. E através dos tópicos a seguir, entenda de onde veio a necessidade desse tipo de trabalho, mas também como ele surgiu. Isso pode te ajudar a aproveitar o Coworking da melhor forma possível.

Como surgiu o coworking?

O coworking que vemos hoje é o que se resultou de uma grande ideia do arquiteto Frank Lloyd em 1903. Mas também das derivações dessa ideia ao longo dos anos que teve uma adaptação às mudanças no mundo e do estilo de trabalho.

Naquela época, Frank criou o conceito “open offices”, uma arquitetura comercial marcada por espaços mais abertos e ambientes mais fluidos. Quase 80 anos mais tarde, esse modelo ganha ainda mais força por motivos financeiros. A recessão obriga as empresas a cortarem gastos, isto é, derrubar paredes e colocar as pessoas para trabalhar no mesmo ambiente.

Em 2005, o coworking surge em sua forma mais moderna. Naquele momento, podia-se difundir a modalidade com tranquilidade. Afinal já contávamos com a internet, o Wi-Fi e os notebooks estavam em alta.

A data se refere à utilização do termo por Brad Neuberg. Isto é, um americano engenheiro de software que fundou um escritório juntamente com seus amigos. Eles abriram as portas do lugar, o Hat Factory, para profissionais que queriam um lugar para trabalhar.

O mesmo movimento só aconteceu oficialmente no Brasil em 2008. Primeiramente com uma unidade da internacional The Hub e depois com a genuinamente brasileira Ponto de Contato.

Mas você sabe qual o motivo desse movimento ter durado até os dias atuais? Entenda no tópico abaixo!

Por que o coworking se mostra tão necessário?

O coworking surge de uma necessidade urgente de profissionais que desejam condições para atuar em suas funções de trabalho.

Isso é extremamente útil para a classe autônoma. Muitas dessas pessoas não têm renda suficiente ou interesse em ter seu próprio escritório. Existem também o grupo de pessoas que vivem em condições que não favorecem o estilo home office de trabalho, seja pelo espaço físico, pela falta de estrutura técnica ou, se for o caso, por conta das outras pessoas que moram na mesma casa.

Seja qual for a razão, o coworking se mostra extremamente necessário por oferecer justamente o que esses profissionais precisam: um ambiente confortável e adequado para você compartilhar com várias pessoas que atuam em diferentes áreas e pode dividir, além do espaço, muito conhecimento. Pontos fundamentais para quem busca trocar experiências e crescer mutuamente.

Em Belo Horizonte você encontra o Pampulha Offices Coworking, uma opção completa onde você pode contar com um ambiente integrado, ideal para impulsionar a sua carreira. Acesse o site, conheça os ambientes disponíveis para coworking e faça acontecer!